sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O amor discípulo amado .

Hoje, imaginando a cena da crucifixão de Jesus lembrei-me de algo que já havia perpassado o meu coração antes e que voltou à mente de uma forma especial.

Refleti sobre a pessoa de João. O homem que recostou a cabeça no peito do mestre, “Aquele que Jesus amava”, como diz a Palavra (João 19,26).

No momento do Calvário, como uma parte do próprio Jesus, João assistiu ao espetáculo de Sua dor... Imagino o quando João deve ter desejado estar no lugar de Jesus naquele momento, ou pelo menos, ao lado, também pregado numa cruz se possível! Só para tentar amenizar-lhe as dores, padecendo junto. É... Mas a missão dele era outra, ele precisou permanecer ali, parado, incapaz de interferir em favor daquele que era, além de seu Deus, seu melhor amigo.

Creio que a dor de Jesus ressoava no coração de João...

Na vida, nossos calvários só mudam de dimensão, mas acabam bastante parecidos com o de Jesus. Por muitas vezes nos vemos inúteis, inválidos, diante de uma realidade que não podemos mudar, não é? Em momentos como este, precisamos aprender com João, que assumiu as tantas responsabilidades que Jesus lhe confiou e foi até o fim; até as últimas e mais dolorosas conseqüências por amor. A fidelidade dele foi provada no momento em que todos os outros abandonaram o Senhor

Boa parte do humano de Jesus encontrava abrigo naquele ombro - infinitamente mais humano - de João. Como em tudo, Jesus ‘desceu de Sua divindade’ para nos ensinar, com a própria vida, uma lição belíssima! De que assim como “É próprio do amor abaixar-se”, é próprio da amizade verdadeira, ceder para fazer crescer o outro, calar em respeito às suas escolhas, chorar junto em compaixão à sua dor, perdoar para reafirmar a certeza de que “o amor tudo crê, tudo espera, tudo supera e tudo suporta” (I Cor. 13)... E que como todo dom, amizade é um sacerdócio de amor, de serviço absolutamente gratuito, de doação plena.











Não me julgo capaz de descrever com precisão tão sublime ensinamento! Que para nós, fique este exemplo de humanidade e humildade que Deus nos deu na amizade de Jesus e João. Um ensinamento capaz de alimentar a nossa esperança de sanar as feridas do mundo com o amor divino que se fez/faz humano para estar perto de nós.

"Não existe amor maior que dar a vida pelos amigos" (João 15,13)

Um comentário:

  1. que saudade dos seus textos maravilhosos!
    obg por tão lindo presente: suas palavras!!

    Bjo!

    ResponderExcluir